País Basco

Resultado de imagem para bandeira basca
A Ikurriña é a bandeira oficial do País Basco (Espanha) desde a aprovação do estatuto de autonomia em 1979.

A História
País Basco, é berço do povo mais antigo da europa, são tão antigos que perderam o vínculo com qualquer outra etnia do planeta.
Ligação com a Terra: Poucos povos do mundo são tão presos  à terra como os bascos. É uma relação profunda que dura, pelo menos, 150 000 anos, idade dos primeiros vestígios da ocupação humana na região.

A Geografia:
É uma  região encravada entre a rudeza do Mar Cantábrico  e as imponentes montanhas ibéricas, num espaço pequeno, menor que a Bélgica, contribuiu para este isolamento deste povo , que, se de um lado ficou privado  de um contato maior com o mundo, de outro garantiu sua existência por muitos séculos.

As Invasões: Depois de sobreviver as invasões sucessivas de romanos, visigodos e mouros, os bascos foram dominados politicamente pelos castelhanos, mas souberam preservar uma cultura que remonta à Idade da Pedra.

A Cultura: Na confusão de etnias e línguas da Europa, que traçaram tantos mapas ao longo dos anos ,os bascos conseguiram a façanha de manter quase intactos seu território, sua cultura e suas tradições. Nada mau para aquele que é considerado o povo mais antigo do continente europeu. Diante deste fato, é até compreensível que os bascos lutem há tanto tempo para preservar sua identidade.

País Basco: Apesar do nome , o País Basco não é uma nação independente, mas goza de suficiente autonomia.

A Língua: A língua falada no país basco é a mesma ha 4000 anos, " O euskera ", por issso é o mais antigo. É uma língua não latina, cuja origem é desconhecida e não apresenta nenhuma semelhança com as demais línguas faladas no continente. O "euskera" tem desempenhado um papel fundamental na preservação da unidade cultural do povo basco e desafiado, de todas as formas o governo espanhol, para obter sua independência.

Localização: O País Basco é uma região autômoma localizada ao norte da Espanha, junto ao Golfo de Biscaia, no oceano Atlântico. Divide-se em três províncias: Álava, Biscaia e Guipúzcoa.

A População: A população Basca, com aproximadamente 3 milhões de habitantes, ocupam o território do País Basco e também a Província de Navarra, na Espanha, e ainda as Províncias de Labourd, Navarre, e Soule, na França.

Guernica - Pablo Picasso: Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) , a região basca espanhola foi intensamente bombardeada, e uma das batalhas mais conhecidas ficou imortalizada no painel Guernica , de Pablo Picasso, que retrata a violência dos ataques à região.


A Luta pela Independência: A luta basca pela autodeterminação se intensificou a partir do final do século XIX , se arrastou pelo século XX, chegando ao século XXI. Entre as organizações envolvidas neste luta , destaca-se o ETA - Euskadi ta Askatasuna ( Pátria Basca e Liberdade ).

Os Objetivos: Tem como principal objetivo a independência do País Basco e a incorporação, ao seu território, de todas as áreas onde se fala o "euskera" ou vasconço, na Espanha e na frança.
O ETA - Euskadi ta Askatasuna (Pátria Basca e Liberdade): foi formado em 1959, pretendia, inicialmente, defender a língua e as tradições culturais bascas.
Na década de 1970, surgiu a facção armada que lutava pela autonomia territorial, que a   exemplo do IRA, na Irlanda do Norte, sua atuação  passou a se caracterizar pelas ações terroristas.  Embora a redemocratização espanhola tenha dado maior autonomia à região, que em 1975, ganhou status de região autonôma, o ETA continuou atuante. Com quarenta anos de existência, o movimento já matou centenas de pessoas  em sua busca pela independência.

- 1995: nesse ano o grupo ETA realizou um ataque terrorista ao líder do Partido (PP), José Maria Aznar, recém eleito primeiro-ministro, no entanto, ele conseguiu sair ileso graças à blindagem de seu carro.

- 1997: nesse ano, importantes políticos e policiais foram assassinados. No mesmo ano houve um movimento de manifestação no centro de Madri, no Plaza Del Sol, que conseguiu atingir um contingente de 1.000.000 de pessoas, todos contrários às ações do grupo separatista.

- Em setembro de 1998 o grupo ETA anunciou que iria recuar com os atentados de forma unilateral.

- Em novembro de 1999, ano seguinte ao anúncio da trégua dos atentados, eles voltaram a dizer que a partir de 3 de dezembro a trégua teria fim.

- Em 2000 morreram 23 pessoas pelas ações do grupo ETA, inclusive o presidente da Seção Militar da Suprema Corte, General José Francisco Guerol, e o ex-ministro da Saúde Ernest Lhuch. A morte do ex-ministro levou cerca de 1.000.000 de pessoas às ruas para manifestar contra o atentado.

- Em fevereiro de 2001, foi preso em território francês Francisco Xabier Garcia Gastelú, pois acreditavam que ele era um líder do ETA.

Grupo separatista basco ETA declara cessar-fogo: O grupo separatista basco ETA declarou um cessar-fogo permanente a partir de 24 de março de 2006, anunciando o fim de quase quatro décadas de uma luta por independência que envolveu atentados a bomba e ataques com armas de fogo.

Fonte:
http://geocotidiano.xpg.uol.com.br/3a_10_pais_basco.html
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/povo-basco.htm

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Características físicas da África.

A importância da Geografia?