A importância da Geografia?

A Geografia é uma das disciplinas escolares inseridas na grade curricular. A ciência em questão é muito importante para a compreensão do mundo em que vivemos, o qual está em constante transformação. Apesar de sua importância, muitos alunos não apreciam a disciplina, muitas vezes a aversão se deve ao modo como é conduzida aos educandos. Seu estudo traz uma leitura do mundo, onde vivemos a noção de espaço e da forma com que o mesmo é ocupado. A capacidade de observação é desenvolvida de forma critica, fazendo com que o aluno possa atuar na sociedade exercendo sua cidadania. Essa ciência por ser abrangente não se restringe apenas ao estudo do ser humano como ser social, também o vê como agente de mudanças e causador de impactos ambientais, sendo eles positivos ou negativos.
A importância da Geografia, ela pode nos ser útil na leitura, no entendimento desse mundo que nos rodeia, e somos cobrados a participar das soluções de seus inúmeros problemas, buscando soluções para os problemas do nosso ambiente doméstico, para nossa cidade, região, país e o mundo. Afinal estamos sempre desejando um mundo melhor.
O campo de preocupações da Geografia é o espaço da sociedade humana, onde vivem homens e mulheres e, ao mesmo tempo, produzem modificações neste espaço, que esta em permanente reconstrução.
Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações e muitos outros elementos constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidade material onde a humanidade vive.

Tudo neste espaço depende da natureza e do ser humano. A natureza é a fonte primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o cimento, e todas as outras coisas existentes, nada mais são do que aspectos da natureza. Mas a ação do homem, reelabora, transforma os elementos naturais e o meio ambiente ao fabricar os plásticos a partir do petróleo, ao represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar mangues edificar cidades, ao inventar meios de transportes e comunicações para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico, não é apenas o local de morada da sociedade humana, mas principalmente por uma realidade que a cada momento é transformada pela ação do homem.
Agente de transformação da Sociedade
Então para assumirmos nosso papel de agente transformador dentro desta sociedade, para expressarmos com inteligência nossas opiniões, é preciso que conheçamos as razões e os porquês dos fatos e agirmos com consciência e determinação. Ser cidadão pleno em nossa época significa antes de tudo estar integrado criticamente na sociedade, participando ativamente de suas transformações. Para isso, devemos refletir buscando uma compreensão ampla do mundo, desde o local em que moramos, nosso bairro, nossa cidade, a região, o estado, nosso país , e o planeta como um todo.
Observando a nossa cidade  veremos que existem problemas que são comuns em todo o Brasil, como falta de moradia para população de baixa renda, redução das oportunidade de emprego, desmatamento, ocupação de áreas de preservação ambiental, saturação do aterro sanitário, invasões e ocupações de terras. Os problemas sociais da América Latina. No continente europeu , os conflitos envolvendo os diversos grupos étnicos ( Iugoslávia, desmembrada em várias nações ), no Oriente Médio , a questão da  Palestina, envolvendo árabes e Judeus, na Ásia a invasão americana do Iraque, a disputa da região da Caxemira entre Índia e Paquistão, as relações comerciais com a China e seus 1,3 bilhão de habitantes. No Brasil, a economia vai bem, a política nem tanto, o relacionamento do Brasil com seus parceiros do MERCOSUL. Além disso, com a globalização da economia, os problemas ambientais também se globalizaram. O mundo todo despertando  interesse pela região amazônica.
Diante destas questões, É nesse ponto é que a Geografia torna-se uma importante ferramenta para reflexão, compreensão dos fatos naturais e aqueles provocados pelo homem no espaço em que esta inserido. É a Geografia uma ciência que nos permite ser um agente de transformação da sociedade a partir da compreensão da realidade em que vivemos.

Fonte:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

País Basco

Características físicas da África.